Para ajudar e ser ajudado...

Pensando unicamente em fazer o Bem, Ser do Bem, Pensar o Bem, Querer o Bem...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Vergonha...

Irena Sendler morreu...sabes quem era?


" Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo. Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.
Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!). Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Por fim os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente. Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
No ano passado foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global."
 
Após ler esta história, no mínimo temos a mesma reflexão: esta mulher foi capaz de doar a sua vida, seu corpo (que foi mutilado) por pessoas que ela nem conhecia, contra os seus... imagina a tensão desta mulher ao entrar e sair do Gueto! correndo risco de vida!! mas mesmo assim ela o fazia, dia após dia...
Como somos egoístas, como somos individualistas... até que ponto somos capazes de nos doar ao próximo? Claro, nesta magnitude de Irena são pouquíssimas pessoas que existem na terra, estas costumam pegar o "expresso direto pro céu" quando nos deixam nesta vida. Mas voltando a falar de nós, não precisamos fazer coisas exorbitantes, fazendo apenas o mínimo já ajuda, e muito, a melhorarmos a vida, o mundo, à nós mesmos, doando um sorriso, doando uma palavra amiga, doando atenção, doando luz, positivismo, doando esperança, doando carinho, doando o pouco que temos, fazendo de coração...
... se cada um dos seres humanos no mundo, se doasse de alguma forma para apenas 1 pessoa ao seu lado, o mundo já seria um lugar melhor!
Vergonha, às vezes vergonha...
 
Beijos e uma ótima semana
Renata

0 comentários:

Postar um comentário